Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX

Mostrar registro completo

Título: Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
Autor: Conceição, Gabriel Luís da
Resumo: Nesta pesquisa busca-se analisar as sistematizações relacionadas ao ensino de Desenho colocadas em circulação para a formação de professores, no final do século XIX, no Rio de Janeiro, pela Comissão de 1891, primeira delegação oficial republicana, composta por professores nomeados para missão de estudos pedagógicos na Europa. Utiliza-se como fonte histórica para a investigação a Revista Pedagógica e os relatórios oficiais produzidos e entregues pelos docentes ao Estado, seguindo as seguintes etapas de investigação: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos conhecimentos, análise da sistematização e utilização dos conhecimentos como saberes. A análise das fontes mostrou que a comissão colocou em circulação um novo Desenho para ensinar na escola primária fluminense, característico dos tempos intuitivos, e em contramão da proposta anterior. Para os novos tempos, recomendou-se novos saberes profissionais, distanciando-se da utilização de instrumentos e aproximando-se do d`après nature, deixando os tradicionais régua e compasso para o final dos estudos.
Descrição: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/720
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032
Data: 2020


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
DA RÉGUA E COMP ... R, FINAL DO SÉCULO XIX.pdf 338.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo revista Caminhos da Educação Matemática em Revista

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar