A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)

Repositorio Dspace

A- A A+

A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)

Mostrar el registro completo del ítem

Título: A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
Autor: Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
Resumen: Este artigo tem como objetivo investigar em que medida Erasmo Pilotto, um professor paranaense, esteve ligado às transformações ocorridas no ensino de Aritmética da escola primária no Paraná, na década de 1950. O estudo, conduzido pela perspectiva da História Cultural, mobiliza diferentes fontes históricas que permitem visualizar as representações que circulavam no período investigado, os saberes profissionais requeridos para ensinar Aritmética na escola primária paranaense nas décadas de 1930 a 1950 e os movimentos dos saberes produzidos por Erasmo Pilotto. As análises revelam que o referido professor, à luz do referencial teórico (HOFSTETTER, VALENTE, 2017), trata-se de um expert que sistematizou saberes profissionais, concernentes ao ensino de Aritmética, a partir da apropriação das concepções da Pedagogia da Escola Nova. A institucionalização desses saberes nos “Programas Mínimos e Experimentais para os Grupos Escolares” do Paraná, em 1950, modificou a lógica de como ensinar ao enfatizar que o ensino deveria se dar de forma integrada à realidade, a partir dos diversos problemas suscitados do contexto escolar e social dos alunos.
Descripción: Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/265
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217036
Fecha: 2020


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
A expertise de ... no Paraná (1930-1950).pdf 258.2Kb PDF Ver/ Artigo revista REMATEC

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar