História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores

Mostrar registro completo

Título: História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores
Autor: Godoi, Anieli Joana de; Gregorio, Janine Marques da Costa; Rodriguês, Jeremias Stein
Resumo: Uma formação de professores que busca abordar a história do ensino de Matemática, de modo a refletir sobre aspectos da profissão, a escola e a disciplina, teria uma maior possibilidade de formar um professor propenso a insubordinações criativas? Na tentativa de responder a essa pergunta, buscamos apresentar o campo da História da educação matemática como facilitador de tal postura na formação daqueles que ensinam matemática. Discussões foram feitas acerca da criação do campo de História da educação matemática, sua inserção em cursos de licenciatura e suas relações com a formação dos professores. Baseamo-nos principalmente em Valente (2003, 2010, 2013, 2014, 2017), quanto ao campo da História da educação matemática, Oliveira (2017), no que se refere à criação de disciplinas nesta área, e D’Ambrosio e Lopes (2014, 2015), para abordar a insubordinação criativa do educador matemático. Concluímos que a formação de professores reflexivos é profundamente beneficiada por estudos acerca da história do ensino de matemática, desnaturalizando práticas e modelos da educação escolar, possibilitando assim a efetivação de ações de insubordinação criativa por parte do professor. Deste modo, a criação da disciplina “História da educação matemática se constitui como incentivadora de insubordinações criativas na educação.
Descrição: Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2178
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209218
Data: 2020


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
História da Edu ... ormação de Professores.pdf 279.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo revista RIPEM

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar