O Ensino intuitivo no estado do Pará e o ensino de matemática

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O Ensino intuitivo no estado do Pará e o ensino de matemática

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Título: O Ensino intuitivo no estado do Pará e o ensino de matemática
Autor: Mendes, Iran Abreu; Machado, Benedito Fialho
Resumo: Este artigo tem como objetivo caracterizar a trajetória do método de ensino intuitivo centrado nas lições de coisas e suas propostas de uso no ensino primário no estado do Pará. Trata-se de uma parte dos resultados de uma pesquisa centrada nos saberes elementares aritméticos em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950), cuja fundamentação teórica baseou-se na História Cultural legitimada nas formulações de Roger Chartier (2002), Dominique Julia (2001), Michel de Certeau (1982), André Chervel (1990), entre outros. Identificamos que o método de ensino intuitivo teve influência relevante na produção de documentação educacional no Pará por mais de 40 anos. Neste período foram contratados professores na Europa para vir ministrar aulas naquele estado e trouxeram materiais didáticos apropriados ao método, o que fez também com que o governo local também importasse tais materiais da Europa para uso nas escolas da região. Verificamos também que essas mudanças educacionais influenciaram tanto no pensamento e nas práticas educacionais da época, como nas construções dos prédios escolares no Estado do Pará.
Descrição: Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2475
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208292
Data: 2019-05


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