Os Grupos Escolares no Brasil e o foco dado a disciplina Matemática: uma revisão bibliográfica

Repositorio Dspace

A- A A+

Os Grupos Escolares no Brasil e o foco dado a disciplina Matemática: uma revisão bibliográfica

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Os Grupos Escolares no Brasil e o foco dado a disciplina Matemática: uma revisão bibliográfica
Autor: Santos, Zenildo; Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Resumen: Nossa produção versa sobre a criação dos grupos escolares no Brasil e o foco dado a disciplina Matemática, com o objetivo de situar numa perspectiva histórica, o ensino de Matemática no ensino primário. Nesses termos, a metodologia utilizada foi uma breve revisão bibliográfica sobre a criação dos grupos escolares, servindo de base o texto de Valente(1999) e Souza(1998). É possível explanar que os Grupos Escolares surgiram em São Paulo, no início da República e se disseminou por todo o país como modelo de renovação do ensino primário. Quanto a disciplina Matemática, essa passa a existir a partir do ano de 1930, quando Euclides Roxo, na época, diretor do Colégio Pedro II, propõe uma reforma, inicialmente dirigida a esse colégio, onde a matemática escolar que até então era trabalhada em três campos distintos, passaria por uma unificação em uma única disciplina escolar intitulada Matemática, posteriormente, a reforma foi estendida para as demais escolas do país.
Descripción: Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/203
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208131
Fecha: 2019


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
Os Grupos Escol ... foco dado a disciplina.pdf 288.7Kb PDF Ver/ Artigo revista Com a Palavra o Professor

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar