Imagens nos livros didáticos de matemática: Georg Augusto Büchler e Karl Sölter

Repositorio Dspace

A- A A+

Imagens nos livros didáticos de matemática: Georg Augusto Büchler e Karl Sölter

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Imagens nos livros didáticos de matemática: Georg Augusto Büchler e Karl Sölter
Autor: Silva, Circe Mary Silva da
Resumen: Este artigo aborda, numa perspectiva da história cultural, a utilização de imagens em livros didáticos de matemática escritos por George Augusto Büchler e Karl Sölter. A primeira obra, de autoria de Büchler, foi escrita em 1919 e visava ao público escolar de grupos escolares e escolas alemã-brasileiras; a segunda, de Sölter, foi editada em 1932 e era destinada ao ensino primário. A inserção das imagens nos dois livros examinados (os quais foram produzidos com base no método intuitivo) teve, segundo nosso entendimento, intenção didática, embora não exclusivamente, já que algumas imagens são de cunho ideológico. Ambos os autores incluíram imagens em suas obras, tornando-as mais atrativas aos olhos infantis e distanciando-as da abstração tão criticada por Pestalozzi. Quanto aos conteúdos matemáticos nelas apresentados, estes estão centrados nas noções elementares da aritmética, numa conexão estreita entre a vida infantil e a vida escolar da criança.
Descripción: Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28468
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/207309
Fecha: 2017-01


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
Imagens nos liv ... temática Georg Augusto.pdf 6.151Mb PDF Ver/ Artigo revista Acta Scientiarum
Images in textb ... rg Augusto Büchler and.pdf 6.149Mb PDF Ver/ Artigo revista Acta Scientiarum

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar