Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
Mostrar registro completo
|
Título:
|
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
|
Autor:
|
Leme da Silva, Maria Célia
|
|
Resumo:
|
O presente artigo convida o leitor a refletir sobre a história do medir na escola primária. Indaga-se se o conhecimento do passado sobre as propostas de práticas de medir, no século XIX, para os anos inicias de escolarização, pode trazer contribuição para os professores. Analisam-se seis manuais de geometria e de desenho do século XIX e evidenciam-se duas representações distintas: a prática intuitiva de medir e a prática tradicional de medir com instrumentos. Ao final, problematiza-se resultados de estudos atuais sobre medidas de comprimentos com as representações construídas historicamente questionando a inserção de atividades desenvolvidas no século XIX na formação de professores. |
|
Descrição:
|
Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477 |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893
|
|
Data:
|
2019-05 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo