Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado

Mostrar registro completo

Título: Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
Autor: Leme da Silva, Maria Célia
Resumo: O presente artigo convida o leitor a refletir sobre a história do medir na escola primária. Indaga-se se o conhecimento do passado sobre as propostas de práticas de medir, no século XIX, para os anos inicias de escolarização, pode trazer contribuição para os professores. Analisam-se seis manuais de geometria e de desenho do século XIX e evidenciam-se duas representações distintas: a prática intuitiva de medir e a prática tradicional de medir com instrumentos. Ao final, problematiza-se resultados de estudos atuais sobre medidas de comprimentos com as representações construídas historicamente questionando a inserção de atividades desenvolvidas no século XIX na formação de professores.
Descrição: Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893
Data: 2019-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Práticas de med ... lexões sobre o passado.pdf 607.5Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo revista Cocar

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar