Entre as frestas de um ensino significativo: aberturas para um debate na formação [matemática] de professores pedagogos
Mostrar registro completo
|
Título:
|
Entre as frestas de um ensino significativo: aberturas para um debate na formação [matemática] de professores pedagogos |
|
Autor:
|
Bitencourt, Janaina Gorette Moreira de; Machado, Rosilene Beatriz; Arruda, Joseane Pinto; Flores, Cláudia Regina
|
|
Resumo:
|
No discurso educacional corrente no Brasil é possível perceber a emergência do
enunciado de defesa de um ensino [de matemática] significativo, guiando concepções e
caminhos metodológicos dos professores. Desta percepção, desenvolveu-se um estudo
que buscou investigar, com base em questionários respondidos por dezoito docentes da
rede municipal de Florianópolis, SC, que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental,
como suas respostas atravessam e são atravessadas por tal discurso. A partir da
análise, percebem-se aproximações, ecos e distanciamentos, mas também, tensões, que
muito mais do que se situarem nos discursos obrigatórios da legislação, remetem a
pensar em desafios na formação docente. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202573
|
|
Data:
|
2015 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo