“Lá no alto se canta o tempo inteiro”: formas de ensinamentos Guarani-Mbya e o potencial do canto como (trans)formação

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

“Lá no alto se canta o tempo inteiro”: formas de ensinamentos Guarani-Mbya e o potencial do canto como (trans)formação

Mostrar registro completo

Título: “Lá no alto se canta o tempo inteiro”: formas de ensinamentos Guarani-Mbya e o potencial do canto como (trans)formação
Autor: Abel, Renata Andriolo
Resumo: Com base em trabalho etnográfico com os Guarani Mbya na Terra Indígena M’Biguaçu, no litoral catarinense, esta pesquisa busca compreender de que maneira os kyringue mborai (cantos das crianças) inauguram caminhos de ensinar, aprender e conhecer, constituindo um dispositivo educacional do nhandereko (modo de vida guarani). O aprimoramento de certos sentidos usualmente tido como dados biologicamente, como o escutar, bem como determinadas afecções que as traduções de algumas canções elencam, apontam que fazer sentido é, antes que entender racionalmente um significado, fazer sentir. Além disso, discute-se como essas questões reverberam nos modos mbya de conhecer, apontando para os caminhos por onde os saberes circulam. Por fim, o cantar surge como um modo singular de tornar sensível o corpo, constituindo-o enquanto lugar de circulação ao estabelecer, através das ressonâncias, caminhos de acesso às palavras de outros e de abertura a determinadas afecções, compondo, assim, uma chave importante do processo de (trans)formação da pessoa mbya.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200516
Data: 2019-07-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
ABEL, Renata. L ... canta o tempo inteiro.pdf 5.740Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar