GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA INCLUSÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA INCLUSÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Mostrar registro completo

Título: GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA INCLUSÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Autor: VAGHETTI, César Augusto Otero; ALVES, Deborah Kazimoto; RAMSON, Bianca Pagel; OLIVEIRA, Tiago Madruga; LIMA, Marcos Jordanio Pereira Feitosa
Resumo: Pesquisas têm indicado que atividade em ambiente virtual tem a capacidade de entreter e melhorar diversos aspectos em relação a deficiências, sendo o mesmo agregado às possibilidades terapêuticas para outras populações. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um programa de atividade físicas para pessoas com deficiências de maneira a explorar o gameplay dos exergames e dessa forma relatar o desenvolvimento das atividades e os resultados obtidos a fim de oferecer espaços de diversão e lazer para esses indivíduos. Metodologia: A amostra constitui-se de 26 alunos com Deficiências (intelectual e físicas), Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral, Síndromes e Distúrbios de aprendizagem. Durante as atividades os integrantes puderam experimentar e manipular jogos dos consoles Wii U, Xbox360 e Xbox One, como os games Mario kart 8, kinect sports e just dance, respectivamente. Para mensuração e avaliação das atividades foi aplicado um questionário para ser respondido pelos pais/ responsáveis, professoras e/ou monitoras. Resultados: Os pais e professores tiveram um contato com realidades digitais inclusivas e ativas, o que possibilitou uma nova percepção acerca das possibilidades de desenvolvimento das pessoas com deficiências. Além do desenvolvimento bio-psico-social dos alunos, percebeu-se que os exergames se constituem em uma nova ferramenta digital para a educação física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199026
Data: 2019-07-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
UFPel - GAMEPAD ... ESSOAS COM DEFICIÊNCIA.pdf 225.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar