Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas

Repositorio Dspace

A- A A+

Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumen: Este texto busca caracterizar saber objetivado tendo em vista a mobilização dessa noção no debate que trata da constituição dos saberes presentes no ensino e na formação de professores. Para tal, o estudo realiza um inventário sobre os modos diferentes de tratar os saberes presentes no ensino e na formação de professores, levando em consideração mapeamentos brasileiros recentes da pesquisa educacional sobre o tema. Na investigação dos saberes, dois tipos estão presentes: os saberes da ação e os saberes objetivados. Os primeiros constituindo paradigma dominante orientador das pesquisas sobre formação de professores, conforme indicação dos mapeamentos; e os saberes objetivados, sendo tratados por recentes estudos vindos da Universidade de Genebra, na Suíça, de modo a melhor caracterizar como historicamente são configurados os saberes presentes na formação de professores. Como conclusão, o texto argumenta sobre a importância da mobilização de bases teórico-metodológicas que tornem inteligíveis processos e dinâmicas de produção dos saberes profissionais dos professores, colocando no centro das discussões o saber, trazendo para o debate a epistemologia, tratada no campo da formação de professores, problematizando os saberes pedagógicos em termos de processos de objetivação, dando sentido às investigações que visam compreender como se constituem os saberes objetivados em sua articulação com os saberes da ação.
Descripción: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222
Fecha: 2019-03-28


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.pdf 308.3Kb PDF Ver/ Revista História da Educação

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar