Infância, criança, escola e brincadeira: primeiras aproximações

Repositorio Dspace

A- A A+

Infância, criança, escola e brincadeira: primeiras aproximações

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Infância, criança, escola e brincadeira: primeiras aproximações
Autor: Silva, Maria Eduarda da
Resumen: Este trabalho tem como objetivo problematizar a importância do brincar na infância, compreendendo a brincadeira como um modo próprio da criança se comunicar com o mundo, capaz de promover sua aprendizagem e seu desenvolvimento, a partir de algumas leituras e estudos de autores como Miranda (1983), Mello (2007), Vygotsky (1982) e Benjamin (2002). Deste modo, algumas questões orientaram este trabalho como: O que é infância? O que é a brincadeira? Qual a importância do brincar? Qual a importância da brincadeira na infância? Qual a importância da brincadeira no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança? Qual a importância da brincadeira na escola? O conjunto dessas leituras e estudos evidenciou, inicialmente, as fragilidades de minha formação e a necessidade da formação continuada, ao mesmo tempo em que possibilitou compreender como pensar a relação entre criança, infância, escola e brincadeira no contexto escolar trata-se de um tema complexo. Defender a importância do brincar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental parece ser um desafio e um compromisso dos professores com a infância.
Descripción: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196375
Fecha: 2017-03


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
Maria Eduarda da Silva.pdf 562.4Kb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar