Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC

Repositorio Dspace

A- A A+

Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Da escola do ensino para a escola do cuidado: aproximações e reflexões ao Programa Mais Educação/ MEC
Autor: Bernardes, Ismael Andrada
Resumen: Esta pesquisa constitui o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, em que buscamos compreender como se constitui e caracteriza o Programa Mais Educação, instituído pela portaria nº17 de 24 de abril de 2007 pelo Ministério da Educação juntamente com outros ministérios objetivando a ampliação de tempos e espaços das escolas brasileiras. Analisamos a referida portaria e um dos três cadernos do Programa Mais Educação, Texto Referencia para o Debate Nacional. Por nosso trabalho firmar-se numa perspectiva materialista histórico e dialética lançamos mão de alguns autores como Lukács a fim de compreendermos a educação enquanto complexo social, Manacorda contribui no entendimento sobre a unilateralidade e omnilateralidade na obra de Marx. Charlot nos oferece elementos para entender a função social da escola. Giolo contempla aspectos históricos da escola de Educação Integral no Brasil durante o século XX; Shiroma, Moraes e Evangelista abordam a constituição das políticas públicas sociais e Mészáros lança elementos para inferirmos sobre as estratégias reformistas do Estado sob a erige do Capital.
Descripción: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196291
Fecha: 2014-07-02


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver
Ismael Andrada Bernardes.pdf 482.8Kb PDF Ver/

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar