A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática

Mostrar registro completo

Título: A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática
Autor: OLIVEIRA, Janine Soares de
Resumo: Esta dissertação apresenta questões relativas às pessoas surdas, predominantemente no âmbito da Educação, mais particularmente no Ensino da Matemática. Parte-se de análise do perfil dos surdos enquanto indivíduos e como grupo social, logo após centrando-se no histórico de sua educação – formal, inclusive - até contextos e tendências na atualidade. Vygotsky e Sacks ganham destaque enquanto fundamentação teórica. São feitos relatos de experiências com surdos, dentro e fora da Escola. Além disso, são descritos e avaliados atividades e resultados de um estudo de caso que utilizou o Origami como recurso nas aulas de Geometria, em duas escolas da Educação Especial. Como resultado da experiência acumulada da autora como intérprete e professora de surdos há alguns anos, da pesquisa realizada e da experimentação prática, este trabalho visa estimular professores à reflexão sobre o ensino para surdos, em particular o de Matemática, com ênfase na barreira de comunicação existente entre os pares e no modo pelo qual se mostra promissora a exploração do Origami com os surdos – duas das conclusões deste trabalho.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190863
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
OLIVEIRA Janine ... issertação) CEFET - RJ.pdf 1.967Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar