Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
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Título:
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Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
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Autor:
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Leme da Silva, Maria Célia; Trindade, Deoclecia de Andrade
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Resumen:
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Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as relações das grandezas com os saberes aritméticos, especificamente os números e as frações. Para isso, foram considerados como fontes os programas do ensino primário de São Paulo de 1890 a 1950. Os conceitos de grandeza discreta e contínua (Chambris, 2007); de número concreto e abstrato (Noirfalise, 2007) foram tomados como lente de análise, assim como os movimentos pedagógicos em circulação no período. Pode-se inferir que, àquela época, na escola primária, a ideia de número e operações foi abstraída das grandezas discretas. E o ensino das frações ordinárias e decimais foi proposto via números abstratos, com exceção dos programas de 1925 e 1949/50, nos quais se percebeu que as grandezas discretas e/ou as contínuas passaram a integrar o seu ensino. Ressalta-se que a abordagem do ensino de números e frações relacionadas às grandezas pode ser lida como resultado das ideias advindas do Método intuitivo e da Escola Nova. |
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Descripción:
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Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703 |
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URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770
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Fecha:
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2018 |
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