Os esportes de aventura nas aulas de Educação Física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Os esportes de aventura nas aulas de Educação Física

Mostrar registro completo

Título: Os esportes de aventura nas aulas de Educação Física
Autor: Kaszubowski, Patrick
Resumo: O homem ao longo da modernidade e da implementação do capitalismo, com o trabalho e a vida nas cidades veio se afastando muito de sua relação com a natureza. Em busca de sentir-se novamente inserido no contexto natural, a partir dos anos 90, o homem vem buscando a natureza para a pratica esportiva. A partir desse momento tem crescido e falado muito dos Esportes de Aventura, e havendo uma nova tendência das pessoas, na busca das praticas esportivas dentro do meio natural. Entendemos a Escola como um espaço em que a sociedade assume a responsabilidade para a formação formal das crianças, para a educação ambiental proposta pelos PCNs, para a educação do ócio-ativo, apresentação da sociedade e da cultura corporal de movimentos. Percebendo a vasta gama de possibilidade e valores pedagógicos que os Esportes de Aventura carregam em suas estruturas é preciso incentivas os Esportes de Aventura também nas Escolas, contribuindo assim para o desenvolvimento da educação ambiental e da ampliação do leque de possibilidades de práticas para o seu lazer. Partindo da problemática de que a Educação Física Tradicional com os Esportes Tradicionais, apesar de seus valores, não dão conta por si só, sobre a formação integral das crianças e com o intuito de contribuir com novas possibilidades de abordagens pedagógicas dentro da Escola é que defende-se a inserção dos Esportes de Aventura na Escola. Desta forma os Objetivos da presente pesquisa foram identificar, mapear e promover as atividades relacionadas com os Esportes de Aventura que sejam possíveis de serem ministradas, focadas e subsidiadas de forma inter e transdisciplinar dentro do contexto Escolar, nas aulas de Educação Física. Tornando-se se o alvo explorar e inserir os Esportes de Aventura como proposta pedagógica possível de ser aplicada na Escola, conforme as dimensões: Conceitual,! Procedimental,! Atitudinal. Os resultados do estudo mostraram que é possível inserir os Esportes de Aventura na Escola, são conteúdos bem aceitos pelos educandos e possuem uma vasta gama de valores pedagógicos.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190400
Data: 2011-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Patrick Kaszubowski.pdf 813.0Kb PDF Visualizar/Abrir TCC_final_KASZUBOWSK

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar