As relações socioeconômicas e educacionais entre Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau (1970-2010)
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Título:
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As relações socioeconômicas e educacionais entre Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau (1970-2010) |
Autor:
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Conceição, Vanessa Martins
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Resumen:
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Esta investigação consiste no estudo crítico sobre as relações socioeconômicas e educacionais entre Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau na visão de Paulo Freire e Amílcar Cabral, durante o período de 1970-2010. Foi abordada a relação das Políticas Externas com a África, especificadamente em relação a Cabo Verde e Guiné-Bissau na questão educacional, e como esta relação conversa com as visões do revolucionário Amílcar Cabral e o pedagogo brasileiro Paulo Freire que teve a oportunidade de auxiliar na implementação do sistema educacional em Guiné-Bissau em seu exílio. Parte-se das relações entre Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau que resultaram na luta pela libertação destes países através do pensamento e comando de Amílcar Cabral, figura central e revolucionária neste processo.Após a identificação do pensamento cabralista partimos para o encontro intelectual com Paulo Freire acerca das relações sócio educacionais e por fim, apresenta a relação entre as políticas externas do Brasil com a África e como influenciou nas decisões internas quanto a políticas raciais, finalizando na implementação do Estatuto da Igualdade Racial criado em 2010 como símbolo que consolida a Política Externa promovida para a educação de afrodescendentes entre o Brasil e África. |
Descripción:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188588
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Fecha:
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2018-07 |
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