Produzindo aproximações da cultura africana com a matemática escolar: a utilização do jogo Mancala
Mostrar el registro completo del ítem
Título:
|
Produzindo aproximações da cultura africana com a matemática escolar: a utilização do jogo Mancala |
Autor:
|
Zuin, Elenice de Souza Lodron; Sant’Ana, Nádia Aparecida dos Santos
|
Resumen:
|
Os jogos, se bem aplicados e com objetivos bem definidos, podem ser instrumentos muito úteis, durante as aulas, favorecendo o ensino e a aprendizagem de vários conteúdos de forma diferenciada e significativa. Propicia-se que os alunos desenvolvam diversas habilidades que não teriam o mesmo alcance sem esse recurso. Os jogos do grupo mancala trazem um diferencial pela possibilidade de também ser trabalhada a história e a cultura africana nas aulas de Matemática, bem como desenvolver um projeto integrado, entre várias disciplinas, cumprindo-se a Lei n. 11.645/2008. Neste artigo, descrevemos alguns aspectos dos jogos mancala e trazemos uma proposta da sua utilização nas aulas de Matemática, de um modo geral e, para o 6º ano do Ensino Fundamental, em particular. |
Descripción:
|
Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11012 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186646
|
Fecha:
|
2015 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem