Os cadernos de normalista no estado do Paraná na década de 1970: sinais e vestígios de como ensinar a matemática.

Repositorio Dspace

A- A A+

Os cadernos de normalista no estado do Paraná na década de 1970: sinais e vestígios de como ensinar a matemática.

Mostrar el registro completo del ítem

Título: Os cadernos de normalista no estado do Paraná na década de 1970: sinais e vestígios de como ensinar a matemática.
Autor: Costa, Reginaldo Rodrigues da; Amaral, Wagner Alexandre do
Resumen: Este texto apresenta dados parciais de uma investigação sobre os conhecimentos sobre o ensino de matemática na formação de professores da escola normal e/ou no magistério de 2º grau no período de 1970 a 1990. A análise de vestígios das orientações de como a matemática deveria ser tratada nas séries iniciais a partir de dois cadernos de uma aluna que frequentou o curso normal na década de 1970. A partir dessas fontes e sua triangulação com programas de ensino e orientações da Secretaria da Educação do Estado do Paraná, foi possível observar que os conteúdos, os objetivos de ensino, os recursos, as atividades de aprendizagem, a ação do professor e do aluno se aproximam das orientações oficias paranaenses na década de 1970. Além disso, ao observar os cadernos foi possível identificar um forte traço da abordagem tecnicista sobre a elaboração da prática pedagógica, seja em relação à aluna no curso normal, como também na condução da prática a ser desenvolvida na escola de aplicação.
Descripción: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/137
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186075
Fecha: 2017


Ficheros en el ítem

Ficheros Tamaño Formato Ver Descripción
137-433-1-PB.pdf 1.168Mb PDF Ver/ Artigo

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro completo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta

Estadísticas

Compartilhar