O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Mostrar el registro completo del ítem
| 
Título: 
 | 
O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I | 
| 
Autor:
 | 
Godoy, Lilian Miranda
 | 
| 
Resumen:
 | 
O mapa conceitual possibilita ao estudante a estruturação e organização dos significados criados por ele, valorizando seu conhecimento prévio e incentivando a aprendizagem significativa. Esse trabalho apresenta o uso do mapa conceitual como ferramenta à sistematização do ensino-aprendizagem dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola privada da cidade de Joinville, em Santa Catarina. A apresentação e avaliação dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes ocorreram de forma qualitativa, descrevendo a construção e compreensão de suas etapas, assim como as características conforme as atividades propostas. Enquanto estratégia de aprimoramento da utilização dos mapas, as atividades iniciaram em grupos com cinco integrantes até a individualização do processo. Além do uso do tablet e do aplicativo HalnaMind, o estímulo da apresentação oral em cartazes e por meio digital, instigou os estudantes a se fazerem claros e objetivos na exposição de seus trabalhos. Constata-se que os estudantes compreenderam como criar um mapa conceitual e que se apropriaram da técnica para seus estudos, sem precisar memorizar termos e conteúdos estudados. O mapa conceitual é uma ferramenta que, se inserida na grade curricular desde os anos iniciais da educação básica, estimulará os estudantes a compreensão e discussão dos temas de estudo. | 
| 
Descripción:
 | 
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia. | 
| 
URI:
 | 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182291
 | 
| 
Fecha:
 | 
2017-12-15 | 
	     
        
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem