Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II
Mostrar registro completo
|
Título:
|
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
|
Autor:
|
Braga, Sonia
|
|
Resumo:
|
Os filmes infantis têm grande penetração no mundo das crianças e são corresponsáveis pela transmissão de conhecimentos e saberes amplamente difundidos. No entanto, é comum encontramos desenhos animados que retratam a (re)produção da dicotomia hierárquica entre meninos e meninas. Assim, este estudo discute como as representações cinematográficas de animação infantil podem reproduzir e/ou quebrar com os estereótipos sociais, sobretudo aqueles que difundem representações acerca dos papéis de gênero e constituição familiar. A partir desta problemática, busca-se, por meio de uma pesquisa qualitativa, analisar como se dão as representações de gênero e de família tendo como ponto de partida a assistência fílmica do desenho animado Valente (Brave. Direção: Mark Andrew e Brenda Chapman. Produção: Disney-PixarAnimations. DVD, Estados Unidos, 93 min., 2012), por estudantes do final do ensino fundamental II. |
|
Descrição:
|
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173898
|
|
Data:
|
2017-03-02 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo