Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)
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Título:
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Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970) |
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Autor:
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França, Denise Medina de Almeida
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Resumo:
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Neste artigo enfoco a descrição e análise do manual didático intitulado Manual de testes, pertencente à coleção Biblioteca Didática Brasileira, de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que procurou nortear a normatização da avaliação do ensino primário no novo estado da Guanabara, na década de 1960 e fazer circular as ideias escolanovistas. Quais os saberes matemáticos elementares dessa escola na década de 1960 contidos nos testes? O que pode ser lido sobre as orientações metodológicas e psicológicas, na aplicação desses testes? Na articulação das questões, fizemos uso da abordagem da História Cultural e nos apoiamos nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Neste estudo procuro também ressaltar a apropriação das ideias escolanovistas, que defendiam uma abordagem prática, utilitária, graduada e rápida para a Aritmética. Foi possível verificar que os testes aplicados nas séries iniciais acompanharam as recomendações dos campos da pedagogia científica |
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Descrição:
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Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79/56 |
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URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173648
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Data:
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2016 |
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