A abordagem da literatura na formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Mostrar registro completo
|
Título:
|
A abordagem da literatura na formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
|
Autor:
|
Barcelos, Ana Paula Vieira
|
|
Resumo:
|
O trabalho apresenta o que é e como se organiza o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, focando no que esse programa propõe para a literatura no ciclo de alfabetização, ou seja, até o terceiro ano do ensino fundamental. Trata de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivos: descrever como a literatura é abordada nos oito cadernos (Ano 1) de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; apresentar o que é o PNAIC; refletir sobre a história da literatura e a importância do letramento literário; verificar como vem sendo contemplada a literatura nos oito cadernos (Ano 1) de formação do PNAIC. Ao longo de toda a pesquisa foi observado que esse programa, embora não tenha como objetivo principal as discussões sobre a literatura, considera-a como pano de fundo para todo o processo de alfabetizar letrando, além disso, traz a leitura deleite como proposta para os professores em todas as formações programadas, mostrando assim e reafirmando a importância dessa modalidade nos processos de letramento literário. |
|
Descrição:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163061
|
|
Data:
|
2016-06-01 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo