A abordagem da literatura na formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A abordagem da literatura na formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Mostrar registro completo

Título: A abordagem da literatura na formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Autor: Barcelos, Ana Paula Vieira
Resumo: O trabalho apresenta o que é e como se organiza o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, focando no que esse programa propõe para a literatura no ciclo de alfabetização, ou seja, até o terceiro ano do ensino fundamental. Trata de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivos: descrever como a literatura é abordada nos oito cadernos (Ano 1) de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; apresentar o que é o PNAIC; refletir sobre a história da literatura e a importância do letramento literário; verificar como vem sendo contemplada a literatura nos oito cadernos (Ano 1) de formação do PNAIC. Ao longo de toda a pesquisa foi observado que esse programa, embora não tenha como objetivo principal as discussões sobre a literatura, considera-a como pano de fundo para todo o processo de alfabetizar letrando, além disso, traz a leitura deleite como proposta para os professores em todas as formações programadas, mostrando assim e reafirmando a importância dessa modalidade nos processos de letramento literário.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163061
Data: 2016-06-01


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Ana Paula Vieira Barcelos.pdf 611.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar