A geometria dos grupos escolares: matemática e pedagogia na produção de um saber escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A geometria dos grupos escolares: matemática e pedagogia na produção de um saber escolar

Mostrar registro completo

Título: A geometria dos grupos escolares: matemática e pedagogia na produção de um saber escolar
Autor: Valente, Wagner Rodrigues; Leme da Silva, Maria Célia
Resumo: Realiza-se um estudo histórico sobre a constituição de uma geometria para ser ensinada no curso primário. O período analisado envolve a criação dos grupos escolares, sua consolidação e difusão desse modelo escolar pelo Brasil. Intenta-se discutir as relações estabelecidas entre Matemática e Pedagogia para a produção de um saber escolar. Leva-se em conta uma base teórico-metodológica vinda da História Cultural. Conclui-se que a apropriação de movimentos pedagógicos ocorre de modo diferenciado possibilitando ou não a elaboração de novos saberes escolares.
Descrição: Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21712/11921
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160847
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
21712-81592-1-PB.pdf 106.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar