A geometria dos grupos escolares: matemática e pedagogia na produção de um saber escolar
Mostrar registro completo
Título:
|
A geometria dos grupos escolares: matemática e pedagogia na produção de um saber escolar |
Autor:
|
Valente, Wagner Rodrigues; Leme da Silva, Maria Célia
|
Resumo:
|
Realiza-se um estudo histórico sobre a constituição de uma geometria para ser ensinada no curso primário. O período analisado envolve a criação dos grupos escolares, sua consolidação e difusão desse modelo escolar pelo Brasil. Intenta-se discutir as relações estabelecidas entre Matemática e Pedagogia para a produção de um saber escolar. Leva-se em conta uma base teórico-metodológica vinda da História Cultural. Conclui-se que a apropriação de movimentos pedagógicos ocorre de modo diferenciado possibilitando ou não a elaboração de novos saberes escolares. |
Descrição:
|
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21712/11921 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160847
|
Data:
|
2012 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo