O que é número? Intuição versus tradição na história da educação matemática
Mostrar registro completo
Título:
|
O que é número? Intuição versus tradição na história da educação matemática |
Autor:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Resumo:
|
O artigo foca a emergência de novas propostas pedagógicas para o ensino da Aritmética no curso primário. Em específico, analisa o contraponto que se estabelece entre “ensino tradicional” e “ensino intuitivo” em finais do século XIX e primeiros anos do século passado. O estudo utiliza como fontes privilegiadas de pesquisa as revistas pedagógicas. Leva em conta, ainda, o ferramental teórico-metodológico da história cultural. Assim, o texto intenta responder à seguinte questão: Como se altera o conceito de número, no âmbito da matemática escolar, na passagem do chamado ensino tradicional para a vaga intuitiva? |
Descrição:
|
Disponível em:http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.12,no24/2%20-%20Valente%20-%20final.pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160383
|
Data:
|
2012 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo