O que é número? Intuição versus tradição na história da educação matemática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O que é número? Intuição versus tradição na história da educação matemática

Mostrar registro completo

Título: O que é número? Intuição versus tradição na história da educação matemática
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: O artigo foca a emergência de novas propostas pedagógicas para o ensino da Aritmética no curso primário. Em específico, analisa o contraponto que se estabelece entre “ensino tradicional” e “ensino intuitivo” em finais do século XIX e primeiros anos do século passado. O estudo utiliza como fontes privilegiadas de pesquisa as revistas pedagógicas. Leva em conta, ainda, o ferramental teórico-metodológico da história cultural. Assim, o texto intenta responder à seguinte questão: Como se altera o conceito de número, no âmbito da matemática escolar, na passagem do chamado ensino tradicional para a vaga intuitiva?
Descrição: Disponível em:http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.12,no24/2%20-%20Valente%20-%20final.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160383
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2 - Valente - final.pdf 269.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar