Ensino assistido por computador : algumas considerações teoricas da ergonomia e da inteligencia artificial num ambiente hipertexto
Mostrar el registro completo del ítem
|
Título:
|
Ensino assistido por computador : algumas considerações teoricas da ergonomia e da inteligencia artificial num ambiente hipertexto |
|
Autor:
|
Mielke, Fernando Luiz
|
|
Resumen:
|
A motivação para a elaboração deste trabalho provém da relativa ineficiência dos sistemas de ensino atuais, e da necessidade de construir-se ferramentas de ensino mais modernas. Os recursos tecnológicos que possuímos atualmente nos permitem modernizar o ensino, tanto no aspecto de velocidade de formação de pessoas, quanto no aspecto de satisfação para quem aprende. Este trabalho procura criar uma estrutura de sistema de Ensino Assistido por Computador e sugere uma seqüência de desenvolvimento desta estrutura. As bases deste trabalho são o hipertexto, a ergonomia e a inteligência artificial, além de inúmeros trabalhos publicados com relação ao ensino assistido por computador. A utilização de conceitos de hipertexto nos permite dar ao sistema características gráficas avançadas e um modo de interação dinâmico e rápido. A ergonomia nos permite, por um lado, a otimização das cargas de informações transmitidas e tratadas pelo usuário. Por outro lado, uma perfeita interação com o usuário, do ponto de vista externo. A inteligência artificial possibilita a elaboração de um sistema flexível e que se adapta ao usuário. |
|
Descripción:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157704
|
|
Fecha:
|
1991 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem