A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Mostrar registro completo
| Título: | A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL | 
| Autor: | MARCUZZO, MARLEI MARIA VEDUIM; GUBIANI, JUÇARA SALETE; LOPES, LUIS FELIPE DIAS; REGIO, MARIA DE LOURDES SEVERO | 
| Resumo: | As Instituições de Ensino Superior no Brasil (IES), com base em uma política pública de incentivos à Educação a Distância (EaD), juntamente com as facilidades disponibilizadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), têm realizado investimentos significativos nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, essa pesquisa se propõe a identificar e confirmar fatores que explicam a satisfação dos alunos EaD. A estratégia metodológica adotada é norteada por um estudo de caso descritivo e quantitativo do tipo survey. Um questionário, estruturado em dimensões e itens, foi aplicado nos alunos EaD de graduação e pós-graduação de uma IES Federal. A aplicação do questionário resultou em uma amostra de 1.103 respondentes. Sobre a amostra, foram aplicadas técnicas de análise multivariada para identificar a relação entre as variáveis (itens) envolvidas. Para tal, uma técnica escolhida foi análise fatorial exploratória, a qual permitiu analisar as dimensões originalmente propostas, reduzir o número de itens das dimensões e identificar possíveis constructos relevantes. O modelo inicial continha sete dimensões e 63 itens que, após o processamento da fatorial exploratória, resultou em 49 itens. Após as análises foi estatisticamente possível, validar o modelo conceitual inicial de satisfação dos alunos EaD | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135941 | 
| Data: | 2015-12-04 | 
	     
        
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo