PERCURSOS FORMATIVOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS DOUTORES EM EDUCAÇÃO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PERCURSOS FORMATIVOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS DOUTORES EM EDUCAÇÃO

Mostrar registro completo

Título: PERCURSOS FORMATIVOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS DOUTORES EM EDUCAÇÃO
Autor: Tauchen, Gionara; Borges, Daniele Simões; Souza, Neusiane Chaves de; Neves, Camila Pinto das; Ribeiro, Pedro Otávio; Ribeiro, Luciano Maciel
Resumo: O presente estudo objetivou investigar as trajetórias e os destinos institucionais dos egressos dos cursos de doutorado em Educação das universidades públicas brasileiras, nos últimos doze anos (2000-2012). A pesquisa caracteriza-se como Métodos Mistos (CRESWELL e CLARK, 2013) e foi desenvolvida a partir dos dados disponíveis no sitio eletrônico da Capes, dos programas de pós-graduação e da plataforma Lattes. Constatamos que menos de 25% dos pesquisados está com orientações de mestrado em andamento e menos de 10% vem contribuindo com a formação de novos doutores. Acreditamos que o desenvolvimento desta pesquisa, inédita nesta escala na área da Educação, pode contribuir com a avaliação das condições de ampliação e qualificação dos Programas e cursos; vislumbrar as atividades e o regime de trabalho dos jovens doutores em Educação no Brasil e elaborar quadros analíticos que possam contribuir com a proposição de políticas estratégicas de captação e de fixação de docentes nas regiões menos favorecidas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131689
Data: 2014-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2014-127.pdf 673.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar