Educação física na educação infantil: reflexões em torno dessa relação.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação física na educação infantil: reflexões em torno dessa relação.

Mostrar registro completo

Título: Educação física na educação infantil: reflexões em torno dessa relação.
Autor: Baretta, Rafael
Resumo: O presente texto persegue uma reflexão em torno da relação entre educação física e educação infantil. Tem origem em um projeto de observação pedagógica, trabalho realizado como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista em educação infantil. Durante a realização do referido projeto, além da observação de práticas de educação física na educação infantil, se efetivaram estudos teóricos que pautaram as análises e constituíram os elementos fundantes para a elaboração que ora se apresenta. A educação física na educação infantil é um fenômeno relativamente novo e, em grande medida, traduz importantes desafios para os docentes dessa área uma vez que, em sua maioria, não receberam formação que possibilitasse compreender a criança e seu processo de desenvolvimento. Associado a isso, embora não seja uma regra, muitas escolas de educação infantil encontram-se defasadas em termos de planejamento e direção pedagógica. Coloca-se, assim, o desafio de reflexão sobre este tema, objetivando a qualificação da ação educativa escolar no âmbito da relação educação física e educação infantil.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130518
Data: 2012-03-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplcha1ed021.pdf 277.9Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar