A inclusão das crianças surdas na educação infantil.

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A inclusão das crianças surdas na educação infantil.

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Título: A inclusão das crianças surdas na educação infantil.
Autor: Ribeiro Martins, Karine
Resumo: O presente artigo relata o processo de interação de uma criança surda em uma creche da rede pública municipal de Florianópolis durante o período de observação do curso de especialização em educação infantil MEC/UFSC/CED/NDI, e tem como objetivo analisar a linguagem e o conjunto de instrumentos legais e normativos da educação brasileira da última década como instrumentos de inclusão. Para tanto, foi necessário acompanhar o desenvolvimento da mesma em seu ambiente interativo (Creche/família), salientando as intervenções educativas nas fases iniciais de aprendizagem. Foi possível verificar que a educação nos últimos anos vem dando prioridade ao processo inclusivo e, neste sentido é importante a convivência entre a comunidade e a creche, procurando trabalhar as diversas necessidades que ela apresenta levando em consideração o papel dos professores que devem buscar o aperfeiçoamento e refletir, discutir e desmistificar os preconceitos, na medida em que é preciso pensar a inclusão como uma conquista e exercício da cidadania.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129943
Data: 2012-03-19


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