A Escola moderna de Francisco Ferrer y Guardia e o anarquismo: dimensão sociológica e reverberações

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A Escola moderna de Francisco Ferrer y Guardia e o anarquismo: dimensão sociológica e reverberações

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Título: A Escola moderna de Francisco Ferrer y Guardia e o anarquismo: dimensão sociológica e reverberações
Autor: VITOR FERREIRA DA SILVA, PAULO
Resumo: A partir do trabalho apresentado, pretende-se discutir a reverberação e a dimensão sociológica do pensamento do educador e pedagogo catalão Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), assim como da experiência da Escola Moderna de Barcelona. A análise da reverberação das concepções educacionais e do ensino racionalista de Ferrer para a ideológica política anarquista e, principalmente, para o campo da educação, assim como para as experiências educacionais ditas libertárias influenciadas pelas concepções educacionais do educador, deve conduzir o trabalho. Vislumbrando compreender o alcance da contribuição de Francisco Ferrer e a contemporaneidade dos princípios de seu programa de ensino racionalista e, em última instância, a dimensão sociológica desse personagem que parece tão importante para a história do anarquismo. Para entender melhor que foi Ferrer, o trabalho leva em consideração tanto a trajetória quanto a descrição da experiência da Escola Moderna de Barcelona, assim como seu diálogo com o anarquismo.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128348
Data: 2015-01-29


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