Onde fica a antropologia na disciplina de Sociologia no Ensino Médio?

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Onde fica a antropologia na disciplina de Sociologia no Ensino Médio?

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Título: Onde fica a antropologia na disciplina de Sociologia no Ensino Médio?
Autor: Triñanes, Giovanna Lícia Rocha
Resumo: A partir da aprovação da Lei 11.684/08, que torna obrigatório o ensino de Sociologia no Ensino Médio (EM), o Ministério da Educação (MEC) tem buscado garantir a presença das três áreas das Ciências Sociais em suas publicações voltadas para a Sociologia. Destaco a inclusão dessa disciplina no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL 2012), aprovando somente 2 de 14 livros didáticos de Sociologia, por estes não comtemplarem as três áreas das Ciências Sociais. Questionei, portanto, neste trabalho que Ciências Sociais tem sido ensinada nessa disciplina do Ensino Médio, dando atenção especial ao lugar ocupado pela Antropologia em propostas de conteúdos e práticas docentes no ensino de Sociologia no EM público de Florianópolis. A Antropologia no ensino de Sociologia no Ensino Médio aparece no estudo do “conceito de Cultura”, sobretudo, nas 2ª e 3ª séries. Os “clássicos – vida e obra” são uma constante e aparecem nas 1ª e 2ª séries, mas há conflitos sobre sua relevância. Esse quadro é atribuído à falta de material didático com outras temáticas além “dos clássicos”, à marginalidade da disciplina, ao lugar desprestigiado da licenciatura nos cursos de graduação e, por consequência, à falta de qualificação dos professores da disciplina.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125434
Data: 2014-09-16


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