Um sistema para o ensino e aprendizagem de algoritmos utilizando um companheiro de aprendizagem colaborativo: Patrícia Gerent Petry ; orientadora, Marta Costa Rosatelli

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um sistema para o ensino e aprendizagem de algoritmos utilizando um companheiro de aprendizagem colaborativo: Patrícia Gerent Petry ; orientadora, Marta Costa Rosatelli

Mostrar registro completo

Título: Um sistema para o ensino e aprendizagem de algoritmos utilizando um companheiro de aprendizagem colaborativo: Patrícia Gerent Petry ; orientadora, Marta Costa Rosatelli
Autor: Petry, Patrícia Gerent
Resumo: Esta dissertação apresenta um modelo computacional de um sistema de suporte ao ensino e aprendizagem no domínio de algoritmos. O sistema inclui um companheiro de aprendizagem virtual, que utiliza a Modelagem Baseada em Restrições (Constraint-Based Modelling) como forma de representação do conhecimento e raciocínio. Os Sistemas Companheiro de Aprendizagem (Sistemas Learning Companion) são considerados uma evolução dos Sistemas Tutores Inteligentes e têm na sua arquitetura, além dos módulos tradicionais deste tipo de sistema, um companheiro virtual que interage com o estudante na resolução de problemas, auxiliando e colaborando no aprendizado de um determinado domínio. A abordagem da modelagem baseada em restrições tem como fundamento uma teoria de aprendizagem que traz uma concepção do processo de ensino e aprendizagem em que o aluno aprende através dos seus erros. O sistema modelado e prototipado - o AlgoLC - proporciona ao estudante um auxílio individualizado de um companheiro de aprendizagem que tem um papel colaborativo, interagindo com o aluno com o objetivo de estimulá-lo a verificar seus erros e corrigilos, e não apontando a solução do problema.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102997
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224490.pdf 494.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar