Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) em instituição científica e tecnológica (ICT) para melhoria da interação com a indústria
Mostrar el registro completo del ítem
|
Título:
|
Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) em instituição científica e tecnológica (ICT) para melhoria da interação com a indústria |
|
Autor:
|
Vicente, Cláudio Roberto
|
|
Resumen:
|
Este trabalho propõe uma sistemática de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) em instituição científica e tecnológica (ICT), visando melhorias na interação da ICT com a indústria, no âmbito das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Na dissertação, foram estudados os conceitos relacionados à inovação tecnológica como elemento de promoção do desenvolvimento, bem como a assimilação destes conceitos no âmbito do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a publicação da Lei de Inovação. Abordou-se ainda o papel da interação ICT-Indústria e a atuação de agentes indutores deste processo de interação, como fatores decisivos para a promoção da inovação. Estudaram-se ainda os conceitos do Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) e os assuntos envolvidos na sua implementação. A sistemática de CRM, desenvolvida a partir de diretrizes estratégicas e conceituais, foi implementada em uma Instituição Científica e Tecnológica, para sua validação e consolidação. Foi desenvolvida ainda uma ferramenta informatizada para dar-lhe suporte operacional. Foram alcançados resultados muito expressivos com a implementação da sistemática, o que comprova a hipótese da sua contribuição para a melhoria da interação ICT-Indústria. A sistemática se mostrou amplamente aplicável a instituições similares àquela onde foi feita sua validação. |
|
Descripción:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2005. |
|
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101811
|
|
Fecha:
|
2005 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem