A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura
Mostrar el registro completo del ítem
|
Título:
|
A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura |
|
Autor:
|
Umbelino, Janaina Damasco
|
|
Resumen:
|
A presente dissertação analisa aspectos da narração de histórias em um contexto em que ela é praticada de forma institucionalizada em uma escola, compondo o quadro de disciplinas. A pesquisa foi realizada no período de abril a novembro de 2004 na Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, onde há doze anos são regularmente contadas histórias na sala de aula, com dia e hora marcados, no contexto do Projeto Pró-leitura. Nosso foco é a forma como as crianças, que participam desta atividade desde a Educação Infantil, compreendem a narração de histórias naquele contexto. Resgatamos o histórico do projeto através de documentos e de entrevistas com professores da instituição, fizemos observações de sessões e realizamos entrevistas com alunos do Ensino Fundamental e Médio que ouviram histórias nesta escola em diferentes momentos do projeto Pró-leitura.. A partir dos depoimentos das crianças, ficou clara a importância das imagens subjetivas produzidas por elas na relação dialógica que estabelecem com a narrativa escutada. Discutimos a importância da relação entre o narrador e o ouvinte - e de todo o contexto da narração - para o significado da experiência. Com essa atenção ao sentido que as próprias crianças dão à narração de histórias, a pesquisa procura contribuir para estimular a regularidade dessa prática na formação dos alunos. |
|
Descripción:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
|
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101666
|
|
Fecha:
|
2005 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro completo del ítem