Abstract:
|
Na economia onde o principal insumo é o conhecimento dos profissionais, capazes de criar novos produtos e oportunidades para garantir a competitividade das empresas no cenário globalizado, a formação continuada e permanente assume uma importância cada vez maior. A necessidade de incorporação de conhecimento constante aos processos e produtos em cenários com o uso de tecnologia avançada e de alta precisão requer a disciplina e as metodologias analíticas da academia nos projetos que envolvam Pesquisa e Desenvolvimento. A possibilidade de formação de pesquisadores nas empresas por instituições acadêmicas conceituadas é viabilizada pelo uso intensivo das tecnologias de comunicação e informação, e estruturada em torno de cursos de pós-graduação a distância ou presenciais-virtuais com oferta direcionada. Este trabalho tem como foco a elaboração de um Modelo de Planejamento para cursos na modalidade a distância em situações de cooperação Universidade-Empresa. Na construção do modelo, foi usada como base teórica a revisão bibliográfica em duas áreas: Cooperação Universidade-Empresa e Educação a Distância, com foco em planejamento. A pesquisa empírica foi feita tendo como base as dissertações dos alunos vinculados a duas empresas que cursaram o Mestrado em Engenharia de Produção na UFSC na modalidade presencial-virtual, e entrevistas com os gerentes das empresas, professores orientadores e dirigentes da Universidade envolvidos no programa. Para o processamento dos documentos foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, indicada para pesquisas qualitativas que requeiram a realização de inferências válidas a partir de textos. O Modelo de Planejamento proposto atende aos pressupostos de cooperação Universidade-Empresa, Educação a Distância e considera a experiência do universo de pesquisa em cursos nesta modalidade. |