Abstract:
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O Objetivo central deste trabalho é identificar o "saber de ser" equivocado dos alunos do ensino fundamental (5a a 8a série), relativamente aos objetivos da Educação Ambiental. O presente estudo aborda questões relativas ao meio ambiente em que vivemos, apresentando possibilidades e caminhos para efetivar a Educação Ambiental nas escolas. Na primeira parte do trabalho realizamos a etapa da investigação, que tratará da demarcação do conjunto de ocorrências objetivas que transcendem ao sujeito que investiga. A identificação das variáveis do problema da pesquisa, o desenvolvimento das hipóteses de investigação. A teoria da personalidade de Sartre nossa demarcação teórica, e sua metodologia correspondente. Apresentamos uma visão geral da Educação Ambiental, seu histórico, a situação atual no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas proposições sobre os caminhos a serem tomados para implantação de programas de Educação Ambiental em escolas. A metodologia de pesquisa adotada procurou identificar a compreensão do saber - de - ser dos alunos, relativo às questões da água, nossa demarcação didática, seguida da aplicação de um questionário com questões dirigidas ao nosso objeto de investigação. Os resultados apresentados evidenciaram que o conjunto da realidade objetiva atribuída pelos alunos em relação ao meio natural pode ser superado se na escola houver um trabalho de Educação Ambiental com a adoção de novas atividades que sinalizem o desenvolvimento do conhecimento. |