Relatório da delegacia regional do ensino de Taubaté, 1937, SP.

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Relatório da delegacia regional do ensino de Taubaté, 1937, SP.

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Título: Relatório da delegacia regional do ensino de Taubaté, 1937, SP.
Autor: Autor desconhecido
Resumo: Parte 1: Este documento apresenta a composição administrativa da delegacia do ensino de Taubaté. Observa-se que tal delegacia compreendia, além de Taubaté, outros municípios. Com vista ao grande número de unidades escolares atendidas, a referida delegacia de ensino manifestou, a partir deste documento, a necessidade de mais um Inspetor de ensino. Tem-se, ainda, uma breve descrição das atividades que os inspetores desenvolviam, entre elas destaca-se a fiscalização quanto ao cumprimento do programa de ensino. Observa-se uma fiscalização com maior ênfase para o ensino de Aritmética. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 2: Trata-se, em particular, de uma crítica às mobílias escolares da região atendidas pela delegacia de ensino de Taubaté. Um dos materiais, evidenciado pelo documento, que maior se utilizava nas escolas rurais eram os papeis de Cálculo e de Linguagem (leitura e escrita). O documento justifica tamanho consumo desses materiais. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 3: O documento evidencia que houve nas reuniões de professores de isoladas e adjuntos dos grupos escolares votação para escolher os livros de leituras a serem adotados. Em seguida, observa-se que o programa mínimo foi adaptado tanto em escolas isoladas quanto em grupos escolares. Diz o documento que a renovação do ensino acompanhava os métodos de projetos. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 4: O documento evidencia que houve uma classificação dos alunos entre os parâmetros “fracos, médios e fortes”, a partir das observações dos professores e das médias de exames obtidas no ano anterior. Por fim, observam-se os nomes dos estabelecimentos do ensino que adaptaram a renovação didática. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 5: O documento registra algumas atividades que foram desenvolvidas, buscando mostrar que a partir delas, as atividades, a inteligência infantil poderia alcançar uma imagem das coisas e dos fatos por meio da observação e da imaginação. Tem-se, no fundo, uma defesa do papel da escola primário em relação ao patriotismo. Por fim, observa-se uma breve descrição das atividades da educação física e da educação higiênica. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 6: O documento registra uma crítica à má formação dos professores primários. Evidenciam-se alguns motivos que interferiram nessa formação. A título de exemplo, diz o documento, a falta de exercícios práticos de ensino feitos pelos professores em formação nas próprias escolas isoladas. Com vista nisso, observa-se, no final do documento, que o estágio do professor iniciante deveria ser regulado. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo.
Descrição: Relatório da delegacia regional do ensino de Taubaté, referente ao ano de 1936, porém foi apresentado em 28 de abril de 1937, SP.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116541
Data: 1937-04-28


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Relatório da de ... até, 1937, parte 1, SP.pdf 680.3Kb PDF Visualizar/Abrir pdf
Relatório da d ... té, 1937, parte 2, SP.pdf 656.6Kb PDF Visualizar/Abrir
Relatório da d ... té, 1937, parte 3, SP.pdf 649.0Kb PDF Visualizar/Abrir
Relatório da d ... té, 1937, parte 4, SP.pdf 647.7Kb PDF Visualizar/Abrir
Relatório da d ... té, 1937, parte 5, SP.pdf 868.6Kb PDF Visualizar/Abrir
Relatório da d ... té, 1937, parte 6, SP.pdf 885.1Kb PDF Visualizar/Abrir

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