Modelo de (des)/(re)construção do projeto político-pedagógico através da gestão participativa

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de (des)/(re)construção do projeto político-pedagógico através da gestão participativa

Show full item record

Title: Modelo de (des)/(re)construção do projeto político-pedagógico através da gestão participativa
Author: Lima, Patrícia Rosa Traple
Abstract: De acordo com a atual legislação educacional, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar suaproposta pedagógica (art. 12, inciso I), e cabe aos professores participar da elaboração do referido projeto. Se às instituições compete essa incumbência e aos professores participar desse processo, esse caminho nos leva a pensar no norte e no compromisso das ações construídas de forma coletiva e participativa. Além de uma exigência prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96), o projeto político-pedagógico das escolas passou a ser requisito necessário para que o andamento efetivo das atividades pedagógicas ocorra de forma coerente e eficaz. Não se pode pensar em uma escola que procure cada vez mais a qualidade e a melhoria de ensino sem que ela tenha entendido a organização de seu trabalho. Observando-se as instituições pesquisadas, constata-se que, apesar de uma exigência legal, muitas delas ainda não possuem o projeto político-pedagógico e as que possuem ainda sentem grande dificuldade de fazer com que este documento venha a ser efetivamente o planejamento norteador das ações pedagógicas da escola. O maior problema
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. POrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102552
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
213925.pdf 6.684Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar