Sistema de gerenciamento da responsabilidade social empresarial por neio de indicadores

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Title: Sistema de gerenciamento da responsabilidade social empresarial por neio de indicadores
Author: Frey, Irineu Afonso
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo o gerenciamento da responsabilidade social empresarial, no qual desenvolveu-se um modelo de Sistema de Gerenciamento da Responsabilidade Social Empresarial - SIGRESE com a utilização de indicadores. Buscou-se no referencial teórico conceitos e entendimentos sobre a responsabilidade social empresarial nos seus mais diversos aspectos, envolvendo a evolução, conceitos e alicerces da responsabilidade social empresarial, cidadania e sustentabilidade empresarial, Balanço Social, indutores e indicadores de responsabilidade social, posicionamento estratégico e a responsabilidade social empresarial como um ativo intangível da empresa. Na seqüência, detalha-se o Balanced Scorecard de Kaplan e Norton em suas quatro perspectivas: a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento, relacionando-as com a responsabilidade social empresarial. Para avaliar a adequacidade dos indicadores e respectivas métricas, indica-se a aplicação dos dez testes da Performance Prism. A responsabilidade social empresarial é, assim analisada na ótica das quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A principal característica do modelo é a inserção da responsabilidade social empresarial às estratégias da empresa, fazendo com que as ações sociais estejam alinhadas às crenças e valores da empresa. Como ações sociais que caracterizam a empresa socialmente responsável, foram sistematizados na elaboração do modelo os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, Indicadores de Hopkins, Indicadores da Lei estadual n. 11.440/00 e os Indicadores do Balanço Social - modelo IBASE. O modelo SIGRESE utiliza a metodologia do Balanced Scorecard no seu processo de implantação, partindo da missão, passando pelo posicionamento estratégico, estabelecimento da estratégia de atuação social e pela sugestão de indicadores e respectivas métricas, integrando as ações sociais às demais questões críticas e estratégicas da empresa. O modelo foi aplicado parcialmente na DIMON do Brasil, mostrando-se adequado, com pequenos ajustes.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101640
Date: 2005


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